sábado, 6 de setembro de 2008

IPANGUAÇU SEDIOU A SEMANA DA AGROECOLOGIA


A 1ª Semana de Meio Ambiente, Agroecologia e Informática do Vale do Açu, foi realizada no dia 7 a 9 de agosto, em Ipanguaçu. O evento foi uma promoção da Unidade de Ensino do CEFET-RN com apoio da Emater-RN, Sebrae, Crea-RN, Banco do Nordeste e outros parceiros.

O evento discutiu estratégias de manejo agroecológico e as potencialidades do uso da tecnologia da informação no desenvolvimento dos negócios da região. O diretor técnico da Emater-RN, Mário Amorim, esteve presente no evento.

A Semana de Meio Ambiente foi aberta para estudantes, produtores rurais, técnicos e assentados. A programação foi realizada com palestras, debates, oficinas, atividades de campo, minicursos, sessões técnicas de informática, gincana ecológica e Feira Agroecológica do Vale do Açu.

A programação destacou, no dia 07, às 13h30, experiências agroecológicas exitosas em apicultura e pecuária, produção agroecológica integrada e sustentável, além da experiência em hortas agroecológicas da Emater-RN. Em seguida, ocorreu uma discussão sobre Negócios e Tecnologia da Informação do Vale do Açu.

As atividades prosseguiram com exposição sobre Rastreabilidade e Certificação, além de palestras sobre Assistência e Técnica e Extensão Rural da Emater-RN. À noite, ocorreu o lançamento do Livro Introdução em Agroecologia e a abertura da Feira Agroecológica;

No dia 08, às 16h30, foi realizado a palestra sobre a legalização e registro do Técnico em Agroecologia junto ao CREA-RN. No dia 9, houve uma Gincana Ecológica. Durante todo o evento foram ministrados Dias de Campo, minicursos e oficinas sobre os temas Banco de Sementes; Compostagem; Pecuária orgânica; Galinha caipira Banana orgânica; Plantas ornamentais tropicais; Mudanças climáticas e reciclagem de óleo e esgoto; Oficina de mudas; Oficina de produção de sabão; e Oficina de papel reciclado.

Nenhum comentário: