terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cerval espera lista de produtores que serão ressarcidos pelo Governo do RN


Tão logo a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca defina a relação de proprietários rurais que serão contemplados com a quitação de seus débitos relativos ao suprimento de energia elétrica, compromisso assumido pela governadora Wilma de Faria, PSB, com relação precisamente aos prejudicados pelas inundações ocorridas no Vale do Açu, em abril, a Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Vale do Açu, Cerval, na cidade de Açu, emitirá as faturas correspondentes.
O esclarecimento foi feito pelo presidente da entidade, Lourinaldo Soares. O dirigente contou que, seguindo a instrução dada pelo Gabinete de Crise, instalado para o enfrentamento das conseqüências do inverno rigoroso, chefiado pelo vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, a cooperativa elaborou a lista de todos os seus consumidores potencialmente atingidos pelo fenômeno climático.
Lourinaldo Soares frisou que a cooperativa produziu a relação de clientes de acordo com o código de consumo e caberá ao governo definir quais serão os beneficiados por esta espécie de indenização que foi prometida pela governadora. Ele deixou claro que não é atribuição da Cerval indicar quem será atendido.
O presidente da Cerval reiterou que, assim que a relação nominal for oficializada pelo estado a cooperativa emitirá imediatamente as faturas mensais correspondentes ao débito que, de acordo com estimativas, pode chegar a 1 milhão de reais.
Segundo o técnico agrícola Antonio de Paula Batista, Neto Burrego, coordenador institucional da organização não-governamental Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental – Evolução, em Açu, a proposta ainda está sob apreciação da Controladoria Geral do Estado.
Frisou que assim que o órgão emitir seu parecer sobre a questão, a relação será encaminhada à Cerval pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. A informação teria sido lhe transmitida pelo próprio secretário, Francisco das Chagas de Azevedo.
A garantia de que o tesouro estadual assumiria o encargo financeiro der uma parcela dos que foram castigados pelas enchentes do rio Piranhas-Açu e outras coleções hídricas da região foi dada pela governadora após visitar a região e ver de perto os estragos causados pela invernada.
Uma equipe da Emater/RN participou do levantamento dos dados que identificaram as demandas dos pequenos produtores rurais. A pendência com o fornecimento energético às propriedades foi um dos primeiros itens enumerados pela comissão que foi constituída no contexto local para a tomada de providências, conforme registrou Neto Burrego.
Fonte: Rádio Princesa do Vale

Nenhum comentário: