quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Acha que o perigo da gripe suína já passou?




Pois, engana-se! Ela tem aumentado na Europa. Só na semana passada, o vírus matou 169 pessoas, sendo o maior número de mortes na Europa Ocidental.

Segundo um estudo canadense, os adolescentes e adultos saudáveis correm mais riscos de desenvolver problemas respiratórios decorrentes do vírus H1N1. O estudo confirma que "a enfermidade e a mortalidade tendem mais para adolescentes e adultos jovens em bom estado de saúde, algo antes só observado durante a pandemia de gripe espanhola de 1918, que deixou entre 30 e 50 milhões de mortos”.

E no RN...

Entre outubro e novembro, foram cinco mortes confirmadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), elevando para seis o total de mortes no estado. 68 casos da gripe foram confirmados. A Sesap ainda aguarda o resultado de 150 exames.

Para ajudar na luta contra a Influenza...

Começou ontem (24) a capacitação de médicos e diretores da rede hospitalar quanto a como proceder nos casos da gripe A (vírus H1N1). A capacitação é dirigida para os hospitais de todo o Rio Grande do Norte.

Stella Leal, técnica responsável pela Vigilância da Influenza no Estado, acredita que a capacitação é muito importante para ajudar os médicos com relação ao diagnóstico e a conduta diante de casos suspeitos e concluiu: “A gripe é um agravo que se não for cuidada da forma correta pode evoluir para problemas como pneumonia e até mesmo para óbito, por isso não se deve subestimar a situação do paciente.”

Nenhum comentário: