segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Guamaré

Juíza mantém Auricélio na prefeitura

Saiu nesta quinta (26), às 9h, a sentença do processo que pedia a cassação do prefeito de Guamaré, Auricélio Teixeira [PTB] e seu vice Markus Tullio, por compra de voto.

A juíza, Maria Nivaldo Neco Torquato, da 30ª zona eleitoral, com sede em Macau, que abrange a cidade de Guamaré, julgou pela improcedência a representação feita pela coligação Unidade Popular.

A sentença é composta por aproximadamente 15 páginas onde a magistrada esmiúça cada detalhe da peça e concede seu parecer pela improcedência.

ACIDENTE FAZ VÍTIMA FATAL PRÓXIMO À IPANGUAÇU

Escrito por Jarbas Rocha

a moto ficou em baixo da s-10 e o corpo da vitima...

a moto ficou embaixo da s-10 e o corpo da vitima...

...ficou a alguns metros .

...ficou a alguns metros .

Acidente registrado na RN-118 por volta das 19h envolvendo uma moto e uma caminhonete , faz uma vítima fatal em Arapuá , localidade de Ipanguaçu . O jovem Antonio Romão da Fonseca Júnior, 24 anos , pilotava uma moto CG Titan , azul placa MXZ 0605 , Natal o acidente envolveu uma moto e uma Caminhonete S10 vermelha MXV 2607 , Afonso Bezerra .

Enfermeiro usa nariz de palhaço e oferece panetone em residência de Arruda

O enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Ivan Rodrigues, foi à residência oficial do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e levou um panetone em forma de protesto nesta segunda-feira (30).

Após a divulgação de um vídeo que mostra Arruda recebendo maços de dinheiro, o corregedor do Distrito Federal, Roberto Giffoni, afirmou que o dinheiro teria sido recebido em 2005, para entrega de cestas e panetones quando o governador ainda era candidato ao governo.

Foto: Celso Junior/AE

Ivan Rodrigues, enfermeiro servidor do Governo do Distrito Federal, foi à entrada da residência do governador José Roberto Arruda (DEM) oferecer panetone aos seguranças. (Foto: Celso Junior/AE)

“Isso aqui é uma safadeza das maiores que eles estão fazendo. Pensam que somos bobos e palhaços. Eu acho que se ele tiver hombridade ele deve deixar o governo e sair de Brasília. Quem frauda painel, rouba cofre público também. É o que a população está vendo”, disse. O enfermeiro usava um nariz de palhaço e oferecia panetone para os ocupantes de carros que chegavam à casa de Arruda.


Arruda e seu vice, Paulo Octávio, emitiram nota neste domingo (29) em que se dizem “perplexos” com as denúncias contra o governo, que classificam como um “ato de torpe vilania”.

FONTE: G1

DEPOIS DA CUECA, LÁ SE VEM AS MEIAS


O presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Leonardo Prudente (DEM), falou nesta segunda (30) sobre as denúncias de suposto esquema de propinas no governo Arruda (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente (DEM), disse nesta segunda-feira (30) que usou o dinheiro que recebeu do secretário exonerado do Distrito Federal Durval Barbosa –e colocou nas meias- como “ajuda financeira não contabilizada” para a campanha de 2006. Segundo Prudente, ele colocou o dinheiro nas meias e no terno por “uma questão de segurança”.


“Foi-me oferecida ajuda financeira em dinheiro para a campanha de 2006. Eu recebi o dinheiro e coloquei o mesmo nas minhas vestimentas em função da minha segurança. Eu não uso pasta”, disse. Segundo Prudente, a “Justiça vai dizer se é crime eleitoral” o fato de ter recebido dinheiro de caixa 2 na campanha. “Estou admitindo que recebi o dinheiro”, afirmou.

Na sexta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a operação "Caixa de Pandora" e fez buscas e apreensões nos gabinetes de deputados distritais, secretários de governo e na residência oficial do governador, José Roberto Arruda (DEM).

De acordo com o inquérito, o suposto repasse de dinheiro a aliados de Arruda era feito por meio de pelo menos quatro empresas que prestam serviço ao governo do DF.

Arruda e o vice-governador, Paulo Octávio, emitiram nota neste domingo (29) em que se dizem “perplexos” com as denúncias contra o governo, que classificam como um “ato de torpe vilania”.

“Ainda perplexos pelo ato de torpe vilania de que fomos vítimas por parte de alguém que, até recentemente, se mostrava um colaborador, vimos externar à população do Distrito Federal nossa indignação pela trama de que estamos sendo vítimas”, diz a nota.

A nota se refere ao ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que fez as denúncias em troca dos benefícios da delação premiada.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PUBLICIDADE




A STYLLUS CALÇADOS E A VIRADA ELÉTRICA - 2010 APRESENTAM:

CONCURSO GAROTA COMUNIDADE - NESTE DIA 28 DE NOVEMBRO NO CLUBE MUNICIPAL DE IPANGUAÇU APARTIR DAS 22:00HS AO SOM DA DISCOTECA AMERICAN DANCE- COM CARAVANA DE TODAS AS COMUNIDADES DE IPANGUAÇU... ESSA PROMETE COM CERTEZA SERÁ UM SUCESSO!

ALTO DO RODRIGUES DIVIDIDA ENTRE O CHORO E O RISO

O juiz eleitoral da 47ª Zona, com sede em Pendências e circunscrição por sobre o município de Alto do Rodrigues, Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, considerou procedentes as acusações de "larga distribuição de bens a eleitores no período que antecedeu ao pleito de 2008" e declarou o ex-prefeito alto-rodriguense Abelardo Rodrigues Filho (DEM) inelegível pelo prazo de três anos.

A sentença deixou a população do municipio do Alto do Rodrigues literalmente dividida entre o choro e o riso.

Aliados do ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho, lamentam profundamente a decisão judicial, desejevam ver o retorno do seu líder no próximo pleito em 2.012, com a inelegibilidade por três anos, deixa o ex- prefeito fora da disputa.

Todavia, Abelardo procura serenizar seus adeptos, alegando que sua assesoria jurídica vai interpor recurso imediato em seu favor.

Seguidores do atual gestor Eider Medeiros, comemoram á largos sorrisos, o desfecho contra o arqui-adversário, sentindo um alivio de não ter o ex-prefeito, como oponente direto na próxima eleição, pra isso torcem irmanadamente pra sentença ter premanência definitiva.

Muita água ainda vai rolar por debaixo desta ponte, contudo, enquanto não houver revertimento do procedimento, o prefeito Eider Medeiros vai ganhando mais um rond, e tudo será menos complicado se sua reeleição, não for contra o próprio Abelardo

MPF pede a cassação do mandato da prefeita de Mossoró




Prefeita Fafá Rosado pode perder mandato

A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) ingressou, nesta terça-feira (25), com um agravo regimental junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendando a cassação do mandato da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), acusada de participar da inauguração de uma obra pública durante as eleições do ano passado, conduta vedada a agentes públicos, conforme a Lei 9.504/97.

O agravo é assinado pela vice-procuradora Geral Eleitoral, Sandra Cureau. No documento, a representante do Ministério Público Federal (MPF) pede a reconsideração do voto da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármem Lúcia, que, no último dia 11 deste mês, havia negado seguimento ao processo nº. 34853, cujo objeto é a cassação do mandato de Fafá Rosado.

Fonte: nominuto.com

Oposição afirma que o governo distribui presentes para alavancar candidatura de Iberê Ferreira


Crédito: Arquivo
Legenda: José Dias: “é um bingo eleitoral e não tem como ter legalidade”
Da redação - Jornal de hoje

A polêmica distribuição de brindes em forma de sorteios para cidadãos do interior foi o assunto principal da Assembleia Legislativa na tarde de ontem. Depois da denúncia do deputado estadual Getúlio Rego (DEM), os membros da base governista defenderam o Executivo e levantaram acusações contra os representantes da oposição. Para Gustavo Carvalho, o democrata está com “dor de cotovelo” pelas obras realizadas durante a administração Wilma de Faria (PSB).

Partiu da líder do Governo da Assembleia, deputada estadual Larissa Rosado (PSB), iniciar o debate. A parlamentar entregou a Getúlio uma cópia do contrato feito entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a empresa KL Engenharia, que assina os cupons distribuídos pelo interior. “O objetivo da instituição é promover a divulgação da obra (Adutora do Alto Oeste). A intenção é realizar a mobilização social voltada para a promoção do projeto, fazendo a população se comprometer com a Adutora”, disse a parlamentar.

Com os documentos em mãos, Getúlio afirmou que o processo era mais uma prova da irregularidade. O Democrata disse que estava previsto apenas a entrega de bicicletas para os alunos inscritos no concurso de redação das escolas estaduais. “Não se fala na distribuição das geladeiras. Quem pagou pela compra desses produtos? Quanto foi gasto? Onde está a licitação para isso? A assessoria do Governo passa informações que não correspondem com a realidade, estão totalmente distorcidas”, criticou o líder do DEM.

Larissa explicou que o sorteio dos brindes era mais uma estratégia, como a do concurso de redação, para envolver a população no projeto, e que cabia apenas a KL Engenharia a definição das propostas para este objetivo. “A senhora não pode ser utilizada para falsear a verdade”, disse Getúlio para Larissa. “O contribuinte está pagando a farra. Qual é o processo licitatório para comprar geladeiras e bicicletas. Esta história do concurso de redação é uma farsa montada para colocar um pára-choque nesse escândalo. O Governo criou um novo estilo de governar: distribuir presentes para alavancar uma candidatura”, completou o democrata.

A pessebista insistiu na sua defesa. Larissa argumentou que os convites estavam sendo distribuídos publicamente nas cidades onde eram realizados os encontros, disse que vereadores dos municípios também participavam das discussões e negou qualquer interesse político no projeto.

Tropa governista diz que oposição está com “dor de cotovelo”


Em meio às denúncias da oposição, os deputados que integram a base governista na Assembleia Legislativa reagiram. Em aparte ao discurso de Larissa Rosado, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) afirmou que “só não acreditava na legalidade da iniciativa quem não quer”.

Em seguida, Gustavo Carvalho (PSB) acusou Getúlio de estar com “dor de cotovelo” devido as obras realizadas pelo Governo Wilma de Faria (PSB). Além disso, o pessebista levou ao plenário duas ações civis públicas que correm na Justiça contra o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nogueira (DEM), filho de Getúlio, ambas criadas a partir do Ministério Público Estadual (MPE) com denúncias de improbidade administrativa.

“Mas não é por essas denúncias existirem que vou achar que o prefeito de Pau dos Ferros é improbo. Acho que a oposição está com um discurso pequeno e tacanho. O RN cansou disso”, disse Gustavo.

O terceiro aliado wilmista a pedir aparte foi o deputado Nélter Queiroz (PMDB), sucedido por Lavoisier Maia (PSB) e Wober Júnior (PPS). Este último, também partiu para o ataque. “Em uma entrevista o deputado João Maia disse que não conhece nenhum projeto da senadora Rosalba Ciarlini para o RN. Nós poderíamos perfeitamente explorar isso aqui, mas não é este o nosso objetivo. Queremos discutir o futuro do Estado, deveríamos sim discutir os benefícios da Adutora”, afirmou.

Em resposta, Getúlio disse, primeiro para Gustavo Carvalho, que jamais teve “dor de cotovelo para nada”. “Se você tem, não me coloque como vítima também”, completou em seguida. Depois, se dirigiu aos demais posicionamentos favoráveis ao Governo. “Alguém quer desvirtuar o debate. Não estamos discutindo a Adutora porque todos nós somos favoráveis a ela. É preciso abordar sim o oportunismo de transformar um programa do governo em alavanca política”, disse.

Por fim, coube ao deputado estadual José Dias (PMDB) fazer uma espécie de resumo de quase todos os pronunciamentos ditos na tarde de ontem. “Cada palavra dita aqui, é mais uma pá de cal em cima de um problema sério. É um bingo eleitoral que, se é feito com dinheiro do Estado, não tem como ter legalidade. Se fosse legal, não tinham escalado tanta gente para defender o Governo”, finalizou o peemedebista.

José Maria retira apoio a Dickson Nasser para José Adécio


Segundo informa Roberto Guedes, do Jornal de Fato, o ex-prefeito de Assu, José Maria, fechou na semana passada com a candidatura do deputado estadual José Adécio Costa à reeleição pelo partido dos dois, o Dem.

A informação surge como uma reviravolta no compromisso já assumido publicamente desde o início do ano por José Maria de apoiar o presidente da Câmara Municipal de Natal e pré candidato à estadual, Dickson Nasser.

Governo bloqueia mais de 31 mil benefícios no RN

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o pagamento do Bolsa Família de 31.428 famílias potiguares, quase 10% do total de 324.772 que recebem o benefício no RN. O Ministério não informou o valor que deixará de ser pago. A medida foi tomada porque essas famílias não atualizaram seus cadastros até o prazo previsto de 31 de outubro. Agora, elas têm até o final de dezembro para procurar a secretaria de assistência social do município em que residem e regularizar a situação. Quem não atualizar os dados terá o cadastro cancelado em janeiro de 2010.

No país, das 12,4 milhões de famílias atendidas pelo programa, 975.601 tiveram o benefício bloqueado. Por mês, o Bolsa Família paga R$ 1,1 bilhão em todo o Brasil e R$ 30,7 milhões no Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Macau na telinha do SBT Repórter nesta quarta-feira

No início deste mês a Secretaria de Turismo de Macau recebeu a equipe de reportagem do Programa SBT Repórter, para gravações sobre a exploração do petróleo no Brasil. O programa vai mostrar a utilidade do óleo negro em nosso dia a dia, do batom à goma de mascar, e quem são os brasileiros que tiraram à sorte grande ao descobrir petróleo no quintal de casa.

O reporte e apresentador Rodolpho Gamberini e sua equipe se hospedaram em Macau antes de darem início às gravações. O Secretário de Turismo o Sr. José Carlos Bezerra destacou que “Macau é referência nacional na produção de petróleo e com isso ganhamos de forma espontânea uma mídia a nível nacional falando sobre uma das nossas potencialidades turísticas ligadas aos aspectos econômicos, que além do petróleo também tem a produção de Sal Marinho”.

Não percam o SBT Repórter, nesta quarta-feira, 25, após o programa apresentado por Roberto Justus 1 Contra 100, no SBT!

Relator do OGE deputado Ricardo Motta estuda data para calendário de ações

francisco 006O relator do Orçamento Geral do Estado - OGE para 2010, Deputado Estadual Ricardo Motta [PMN], tem como sua primeira missão estabelecer o calendário de ações para questões das atividades de apreciação do OGE.

Com a experiência de cinco mandatos de Deputado Estadual, Ricardo Motta é conhecedor da responsabilidade incumbida a ele para relatar as propostas do Executivo e, nortear investimentos e gastos do estado em 2010.

Um patriarca extremamente popular

Em outras palavras, o presidente Lula tem bons motivos para estar repleto de autoconfiança. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o estão cortejando, enquanto Wall Street praticamente o venera. Ele é até mesmo tema de um novo filme, "Lula, o Filho do Brasil", que descreve a saga de sua ascensão de engraxate a presidente.

Otávio de Souza

Carisma Patriarca extremamente popular, o líder brasileiro é até mesmo tema de um novo filme, "Lula, o Filho do Brasil", que descreve a saga de sua ascensão de engraxate a presidente do país.

Todo o Brasil desfruta da fama de seu presidente que, há menos de sete anos no poder, atualmente conta com um índice de aprovação acima de 80%. A oposição praticamente desapareceu e o Congresso se tornou submisso. Lula dirige o país como um patriarca, tanto que seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o está acusando de "autoritarismo" e alertando que o Brasil está no caminho de um capitalismo estatal.

Há um quê de verdade nas alegações de Fernando Henrique. Lula nunca teve confiança na capacidade do mercado de curar a si mesmo e considera que o Estado deve moldar uma nova ordem social. Ele adora projetos impressionantes e gestos nacionalistas. Ele é pragmático, mas despreza especuladores. "Brancos com olhos azuis" levaram o mundo à beira da ruína financeira, ele disse recentemente. Ele falava dos banqueiros.

A crise financeira apenas confirmou o ceticismo de Lula em relação ao capitalismo. Lula acredita que o Brasil lidou melhor com a crise do que outros países porque o governo adotou medidas corretivas desde cedo. Segundo Lula, o combate à pobreza e a distribuição justa de renda não podem ficar aos cuidados do mercado.

Justiça torna inelegível ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho


O juiz eleitoral da 47ª. Zona, Dr. Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, acatou as acusações de larga distribuição de bens a eleitores no período que antecedeu ao pleito de 2008 (Processo nº. 71/2008) e declarou o ex-prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues Filho (DEM), inelegível por três anos.

A decisão do juiz foi baseada em investigações que comprovaram “a distribuição de materiais de construção a diversos eleitores no período anterior ao pleito eleitoral. Tendo em vista ser fato público e notório que o investigado Abelardo Rodrigues Filho, quando ocupava o posto de prefeito do município, apoiava os demais investigados que concorriam a cargos eletivos. Embora os fatos descritos na inicial não tenham influenciado completamente o resultado do pleito não devem deixar de receber a justa punição legal. Uma vez que a simples possibilidade de interferir na igualdade da disputa já o credencia como prática ilícita a luz da legislação eleitoral pátria.”

Ainda consta na sentença dada pelo juiz que no material apreendido pela Policia Federal em 24/09/08 “encontra-se copias de cadastros de beneficiários de programas assistencialistas, copias de documentos pessoais de eleitores, copias de requerimentos, copias de orçamentos, copias de notas fiscais, relação de pessoas desabrigadas além de copias de autorização de fornecimento de material de construção”.

A sentença foi dada no último dia 20, cabendo recurso no prazo de 3 dias.

Acha que o perigo da gripe suína já passou?




Pois, engana-se! Ela tem aumentado na Europa. Só na semana passada, o vírus matou 169 pessoas, sendo o maior número de mortes na Europa Ocidental.

Segundo um estudo canadense, os adolescentes e adultos saudáveis correm mais riscos de desenvolver problemas respiratórios decorrentes do vírus H1N1. O estudo confirma que "a enfermidade e a mortalidade tendem mais para adolescentes e adultos jovens em bom estado de saúde, algo antes só observado durante a pandemia de gripe espanhola de 1918, que deixou entre 30 e 50 milhões de mortos”.

E no RN...

Entre outubro e novembro, foram cinco mortes confirmadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), elevando para seis o total de mortes no estado. 68 casos da gripe foram confirmados. A Sesap ainda aguarda o resultado de 150 exames.

Para ajudar na luta contra a Influenza...

Começou ontem (24) a capacitação de médicos e diretores da rede hospitalar quanto a como proceder nos casos da gripe A (vírus H1N1). A capacitação é dirigida para os hospitais de todo o Rio Grande do Norte.

Stella Leal, técnica responsável pela Vigilância da Influenza no Estado, acredita que a capacitação é muito importante para ajudar os médicos com relação ao diagnóstico e a conduta diante de casos suspeitos e concluiu: “A gripe é um agravo que se não for cuidada da forma correta pode evoluir para problemas como pneumonia e até mesmo para óbito, por isso não se deve subestimar a situação do paciente.”

EMENDAS DA BANCADA POTIGUAR SOMAM 752 MILHÕES DE REAIS





O valor das emendas da bancada federal potiguar foi divulgado no início da tarde desta terça-feira (24), pelo deputado federal Fábio Faria (PMN), que é o coordenador do grupo de onze parlamentares potiguares em Brasília. Ao todo, os investimentos prevêem a destinação de R$ 752 milhões para obras no Rio Grande do Norte.

Apesar do valor elevado, é praxe do governo federal contigenciar a maior parte das emendas e dificilmente alguma das propostas é liberada de forma integral. Contudo, os parlamentares potiguares indicaram obras pesadas e de alto custo para os cofres públicos. Os maiores valores foram da emenda consensual relacionada ao Terminal Pesqueiro de Natal, que prevê a liberação de R$ 100 milhões, e uma emenda individual do senador Garibaldi Filho, que trata sobre drenagem na Grande Natal e também é de R$ 100 milhões.

Confira abaixo os valores das 18 emendas apresentadas:


Conteúdo da emenda

Propositor

Valor da emenda

Reaparelhamento e modernização da segurança pública estadual

Bancada

R$ 50 milhões

Terminal Pesqueiro de Natal

Bancada

R$ 100 milhões

Construção do Campus da Ufersa em Pau dos Ferros

Bancada

R$ 22 milhões

Construção da nova sede do Ministério Público Federal

Bancada

R$ 35 milhões

Drenagem do bairro de Lagoa Nova, em Natal

Bancada

R$ 40 milhões

Recuperação da rodovia BR-110 no RN

Bancada

R$ 20 milhões

Barragem da Oiticica, em Jucurutu

Bancada

R$ 20 milhões

Construção do Açude Poço de Varas, no Alto Oeste Fábio Faria (R$ 20 milhões);

Fábio Faria

R$ 20 milhões

Adequação de contornos nas cidades de Caicó e Currais Novos

João Maia

R$ 40 milhões

Contorno de Mossoró que contempla a BR-110 e a avenida Francisco Motta

Felipe Maia

R$ 40 milhões

Ampliação do Aeroporto de Mossoró

Sandra Rosado

R$ 40 milhões

Drenagem no município de Parnamirim

Fátima Bezerra

R$ 30 milhões

Apoio aos projetos do perímetro irrigado do Mendubim na região do Vale do Açu

Henrique Alves

R$ 40 milhões

Instalação do Centro de Educação à Distância e conectividade na Região Metropolitana de Natal

Rogério Marinho

R$ 30 milhões

Instalação do Parque Tecnológico Corporativo em Mossoró

Betinho Rosado

R$ 40 milhões

Ampliação e reforma de hospitais universitários e construção do Instituto Internacional de Física da UFRN

Rosalba Ciarlini

R$ 65 milhões

Drenagem em municípios da Região Metropolitana de Natal

Garibaldi Filho

R$ 100 milhões

Infra-estrutura rodoviária para a região metropolitana, indicada pelo senador José Agripino

José Agripino

R$ 20 milhões

PREFEITO ABRE CONVERSAÇÕES COM O DNOCS SOBRE USO DE ÁREAS DA AUTARQUIA PARA FINS RESIDENCIAIS


O prefeito Ivan Lopes Júnior está dedicou essa segunda-feira, 23 de novembro, a uma série de compromissos administrativos na capital do estado junto a vários setores. E um destes contatos se deu com o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes. O entendimento procurado pelo prefeito junto ao representante maior da autarquia regional foi com relação a possibilidade de avançar na pretensão do município de aproveitar alguns terrenos hoje sob tutela do órgão autárquico com o intuito de dispor de espaços físicos para que a administração possa com área suficiente para expandir o programa de habitação popular do governo municipal. O prefeito Ivan Júnior informou que atualmente o DNOCS detém uma significativa área territorial inaproveitável e que poderia estar servindo aos interesses do governo municipal no que concerne ao seu programa de moradia popular. Segundo o secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Infraestrutura, Reci de Oliveira, uma das principais dificuldades enfrentadas pela administração no que tange à dinamização do seu programa de habitação, deve-se à inexistência de terrenos do patrimônio público para servir a este propósito. Outro dado revelado pelo secretário municipal de Planejamento e coordenação de Infraestrutura é de que, somente neste primeiro ano de gestão, a prefeitura do Assú está viabilizando a construção e/ou recuperação de 1.000 unidades domiciliares. Conforme o secretário municipal são mais de 280 residências construídas até o final do exercício e mais de 850 que deverão ser totalmente reedificadas ou recuperadas pelo fato de terem sofrido conseqüências do período invernoso. O auxiliar da prefeitura registrou que uma expressiva parcela destas ações se inclui dentro do plano de emergência por meio do qual o município foi contemplado junto ao governo federal, sendo beneficiado com um aporte financeiro inicial de mais de R$ 5 milhões – recursos que foram repassados sob intermediação da Caixa Econômica Federal através do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Secretaria de Comunicação

G 12


O tema “Educação” se constituirá no foco principal do próximo encontro ordinário do Consórcio Intergestores Vale Unido – movimento municipalista que atualmente aglutina 12 cidades: Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Macau, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Serra do Mel. A reunião acontecerá na sexta-feira a partir de 16h no município de Serra do Mel. De acordo com informação do prefeito de Assú e presidente do colegiado intermunicipal, Ivan Lopes Júnior, o encontro deverá contar também com a participação dos secretários municipais de Educação das cidades-membro da entidade. Neste sentido, a secretária de Educação local, Sandra Regina Meirelles Holanda Alves, acompanhará o prefeito nessa oportunidade. Ivan Júnior disse que a intenção é aprofundar o debate entre os gestores com referência à implementação integral do Piso Nacional Salarial Profissional (PNSP) dos professores. O prefeito e presidente do Consórcio destacou que é de fundamental importância que os gestores possam ter exata noção do impacto financeiro que esta medida provocará, a partir de janeiro de 2010, nas finanças públicas. O prefeito já deu instruções ao secretário municipal de Administração, Francisco das Chagas Soares, no sentido de que seja promovida uma simulação desse impacto no orçamento do setor de Educação. “Nosso governo tem o compromisso de melhorar a remuneração dos trabalhadores em educação, mas é preciso analisar com atenção e seriedade o choque que esta providência terá nas finanças do município”, justificou o prefeito municipal. A implantação do PSNP se materializou por intermédio da Lei nº 11.738, do dia 16 de julho de 2008. Esta Lei regulamentou o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O PNSP para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O PNSP é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Ignorância do Presidente pode custar caro


EVÂNIO ARAÚJO

Poderíamos classificar a ação de Lula como irresponsável e absolutamente demagógica, querendo aparecer para o mundo a todo e qualquer custo, mesmo sacrificando o país.

A imprensa do mundo inteiro questionam o ato e prevêem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá perder muito prestígio internacional decorrência da ousadia em receber um tirano.

O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, trouxe na sua bagagem, pelo menos teoricamente 140 empresários, mas proporcionalmente os parceiros que podemos perder serão incontáveis.

Desgastado politicamente "Ahmadinejad tenta minimizar a situação com apoio de cafajeste da categoria de Hugo Chaves e com bobos da Corte como Lula, que depois de ser chamdo de o cara ficou ebevenecido.

A visita ao Brasil também poderá nos trazer sanções por parte da comunidade internacional, e Lula acha melhor agradar a Teerã que desenvolve bomba atômica aos que lutam contra a violência.

Nota do Blog: Será que o mundo inteiro está errado e somente Lula certo? Será que mesmo os xiitas tem uma desculpa plausível?

CRM interdita ala de emergência do Walfredo

Se precisar dos serviços médicos do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, é bom ligar antes para saber se tem como atendê-lo lá.

É que o Conselho Regional de Medicina (CRM) interditou, hoje a tarde, as duas alas de atendimento de emergência e urgência.

Ou seja, alegam falta de estrutura mínima para atendimento médico.

Nós que conhecemos há muito tempo o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, desconfiamos onde mora o motivo destas interdições.

Nota do Blog: Enquanto não se sabe o que fazer e nem como fazer, pacientes de várias regiões do Estado serão socorridos onde ao chegar em Natal?

1 ANO DE ADMINISTRAÇÃO





O prefeito Leonardo Oliveira (PT) está concluindo obras importantes para Ipanguaçu. Até o final de dezembro, data da emancipação política do município, muitas inaugurações serão feitas. Em apenas um ano, Leonardo promete cumprir muitas propostas de seu governo, e que tudo será mostrado a imprensa!

Politicando com Tony Martins


O vereador de Natal Adenúbio Melo (PSB), vem trabalhando feito formiguinha seu nome para alcançar uma das cadeiras de deputado federal em 2010. Ele está percorrendo o estado, e já conta com o apoio de lideranças evangélicas de todos os segmentos em Natal e no Interior. Pense numa candidatura que pode surpreender!

NEM AMARRADOS

Os prefeitos de Bodó, Encanto, Itajá, Ipueira, Itaú, João Câmara, Nísia Floresta, Parazinho, Riacho da Cruz e Rodolfo Fernandes estão fechados com José Agripino (DEM) e Wilma de Faria (PSB) para o Senado Federal. Todos são do DEM e não votam em Garibaldi Filho (PMDB) para o senado nem amarrados.

COM UM PÉ LÁ

O presidente da Assembléia Legislativa Robinson Farias está blefando com a Rosa mossoroense. Ao estilo “boiador” conta com um rebanho de prefeitos em seu cercado eleitoral. Ao optar pela candidatura do DEM, ele terá de abrir mão das mordomias no governo do Estado. É osso!

NA ESCOADOR

No Vale do Açu tem um monte de pessoas colocando seu nome para ocupar uma vaga na assembléia legislativa. O PC do B está se preparando para apresentar suas opções. Se terão chance ou não de ganhar são outros quinhentos. Nem por isso eles - ou elas - desistem do sonho. Viva a democracia!

2º TURNO

Até o momento a apuração dos votos aponta a possibilidade do segundo turno na eleição direta para presidente do PT estadual. Eraldo está beirando os 50% e precisa de mais um paga vencer o PED. Caso não consiga, disputará com Olavo Ataíde o 2º turno. O resultado oficial sairá na tarde de hoje.