sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DELMONTE NEGA COMPRA DE ÁREAS

Alto do Rodrigues - O assessor jurídico de assuntos institucionais da Del Monte Fresh - maior produtora de banana do país -, Newton Assunção, negou as especulações sobre os interesses da multinacional de comprar áreas da Associação do Distrito Irrigado do Baixo-Açu no Projeto de Irrigação Oswaldo Amorim.
Segundo ele, devido aos últimos invernos, mais de mil hectares foram desativados, o que deixa a empresa com muita área ociosa. “Não descartamos essa possibilidade, mas para o futuro”, enfatiza Newton.
O assessor explica que a Del Monte já investiu mais de R$ 100 milhões nas áreas do Rio Grande do Norte e só gastará mais dinheiro quando o Governo assegurar a construção da barragem de Oiticica no município de Jucurutu, que diminuirá o fluxo de água no rio Piranhas/Açu, evitando novas enchentes.
Newton Assunção disse que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) já fez propostas para que participasse das licitações de aquisição de áreas, mas nada foi confirmado. “Não faremos negócio antes de termos segurança do Governo”, reafirma.
Pelo menos mil hectares da Del Monte ficaram submersos nos últimos dois invernos, fazendo a produção cair pela metade. Aproximadamente duas mil pessoas perderam o emprego depois das catástrofes. A empresa espera voltar a sua produção total no futuro, tão logo essas questões sejam resolvidas.

Fonte: Jornal de Fato/Jotta Paiva

Nenhum comentário: