segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CONHEÇA AS AÇÕES, PROJETOS, PROGRAMAS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE IPANGUAÇU - RN

1. Proteção Social Básica à Infância:
Modalidade: Ações Socioeducativas junto à Família - ASEF
Oferece às famílias ações socioeducativas, a fim de possibilitar a socialização e lazer voltados à ampliação e o fortalecimento de vínculos relacionais e à convivência comunitária.

1.1. Programa Assistência à Gestante:
Viabiliza o acesso da gestante a atividades socioeducativas como palestras, Pré-Natal, oficinas para confecção do enxoval, doação do kit enxoval. Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

1.2. Manutenção de Brinquedotecas comunitárias:
Oferece um espaço onde a criança possa brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, acrescido de atividades socioeducativas dirigidas e merenda escolar.

1.3. Qualificação Profissional para as famílias cadastradas na ASEF:
Oferece capacitação às famílias da ASEF através de oficinas e cursos visando a qualificação para o desempenho de ocupações e contribuir para o processo de autonomia emancipação social das famílias.

1.4. Festejos de Datas Comemorativas:
(Páscoa, Festa das mães, Festa Junina, Festa dos Pais, Dia das Crianças, Natal em Comunidade).
Proporciona socialização e lazer através de festejos das datas comemorativas, visando a ampliação e o fortalecimento dos vínculos relacionais e a convivência comunitária.

2. Proteção Social Básica à Pessoa Idosa:
Atendimento em Grupo de convivência – 6 horas
Atende aos idosos no Centro de Convivência com ações centradas nas áreas de Saúde, recreação, cultural e social se intercomplementando de maneira articulada com outras políticas de caráter social executadas pelas Secretarias Municipais.

3. Proteção Especial Social:
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
Erradica as diversas formas de trabalho infantil e possibilita as crianças e adolescentes de 07 a 15 anos a ampliação do universo cultural e o desenvolvimento de potencialidades com vistas à melhoria do desempenho escolar através da jornada ampliada.

3.1. Formação Continuada para Monitores:
Proporciona uma formação continuada aos monitores que resultem num melhor desempenho junto às crianças e adolescentes na jornada ampliada.

3.2. Ações socioeducativas com as Famílias Petianas:
Promove o acompanhamento socioassistencial das famílias petianas, contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social dessas famílias.

4. Programa Portal da Família:
(Concessão de documentos civis, assessoramento jurídico, doação de cestas básicas para famílias, doação de Ataúde mortuária, medicamentos de uso controlado, translado de pessoas acometidas de doenças crônicas, doação de próteses dentárias e passagens para locomoção das pessoas).
Beneficia as famílias vulnerabilizadas pela pobreza, viabilizando o acesso aos serviços, programas e benefícios eventuais oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

5. Programa Nova Visão:
Amplia Significativamente o acesso dos portadores de necessidades visuais a um atendimento oftalmológico especializado, doação de óculos.

6. Apoio à Pessoa Portadora de Necessidades especiais:
Oferece ações socioeducativas tendo como foco de atenção a inclusão social, incentivando os portadores de necessidades especiais na participação de serviços, programas, projetos e benefícios concedidos no âmbito das políticas sociais básicas.

7. Projeto de Geração de Emprego e Renda:
Promove a capacitação profissional de pessoas, qualificando-as para o desempenho de ocupações, oportunizando a geração de emprego e renda e consequentemente a melhoria na qualidade de vida. Apoia os grupos Produtivos.

8. Manutenção do Conselho Tutelar:
Dá suporte administrativo necessário ao funcionamento do Conselho, oferecendo instalações físicas, recursos materiais e uma secretária.

9. Programa Habitacional Morar Bem:
Modalidades:
· Construção de Unidades Habitacionais
Viabiliza o acesso à moradia digna às famílias carentes através do Programa Carta de Credito FGTS – Operação Coletiva em parceria Prefeitura/Caixa Econômica e através de recursos próprios da Prefeitura.

10. Centro de Referência de Assistência Social/CASA DAS FAMÍLIAS:
É uma referência local da assistência social; e é a concretização dos direitos socioassistênciais, oferecendo e coordenando em redes os serviços, programas e projetos que previnem situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e Comunitários.

10.1. Projovem Adolescente:
Serviço Socioeducativo
Complementa a Proteção Social Básica a Família, cria mecanismo para garantir a convivência familiar e comunitária; e cria condições para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

11. Centro Integrado da Cidadania:
Dota o município de um Centro Integrado da Cidadania, integrando a Casa dos conselhos, o Grupo de Convivência Melhor Idade e o Telecentro de inclusão Digital, e viabiliza o acesso do usuário aos serviços, programas, projetos da SMAS.

Nenhum comentário: