sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ACONTECE HOJE LOGO MAIS AS 7:00 HORAS A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR





Agricultura familiar é uma das principais atividades econômicas do município de Ipanguaçu. Com isto a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente criou o projeto da Feira da Agricultura Familiar que beneficiar 80 agricultores do município.

Com o objetivo de inserir os pequenos agricultores familiares do município na economia local, de modo a gerar renda para que possam manter suas famílias com as condições mínimas de sobrevivência através das capacitações com uma visão empreendedora rural, possibilitando maior rendimento na comercialização de seus produtos, fortalecendo os laços de cooperação e solidariedade entre produtores e consumidores.

Para isso a Prefeitura de Ipanguaçu e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a EMSTER local, esta investindo cerca de R$ 116.234,00. Toda a feira contará com estrutura adequada para a comercialização direta de diversos produtos fomentados da agricultura familiar.

Segundo o Secretário da pasta da agricultura, José Ferreira da Cunha, no último mês de novembro o Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), realizou uma serie de capacitações com os 80 feirantes, durante a formação os beneficiados aprenderam corretamente a comercialização dos produtos, empreendedorismo, técnicas de vendas, técnicas de cultivo, higienização, manuseio de alimentos. O secretário destaca que a feira dará oportunidade as famílias a comercializar seus próprios produtos, e espera que a feira possa se tornar tradicional na cidade.

A feira popular será dotada de equipamentos que proporcionarão a padronização, de modo a garantir a higienização e a qualidade dos produtos comercializados. No total todos os feirantes receberão 80 barracas completas, 80 balanças eletrônicas para 15 kg, Kit de padronização com 80 aventais, camisetas, bonés, e também 03 tonéis de 1200 Litros, 320 caixas contentoras.

O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira, destaca a feira como um grande instrumento para economia no município de forma que garantirá uma nova geração de renda as famílias. “Atualmente, o que é percebido nas relações de compra e venda dos agricultores familiares é a presença do “atravessador”, figura que repassar os produtos adquiridos desses agricultores e repassá-los a outros mercados do município e de cidades vizinhas. Com isso, vemos que o lucro do agricultor familiar se torna bastante reduzido, em face do “atravessador” adquirir os produtos por preços bem além do que realmente valem no mercado e repassá-los por preços mais vantajosos, com isso diminuiremos a figura destes atravessadores, fazendo com que o agricultor familiar venda diretamente ao consumidor final, criar de modo uma feria popular que possibilitem um maior rendimento ás famílias da zona urbana e rural “explica o prefeito, Leonardo Oliveira.


A inauguração oficial da feira acontece hoje (17) que contará com um dia especial para os agricultores. O dia foi titulado pela Secretaria de Assistência Social responsável pela cerimônia como “Dia da Agricultura Familiar”. A programação prever a realização de um fórum com oficinas e palestras para os agricultores, além da Banda Deixe Cum Nós e a cerimônia de inaugural oficial das 80 barracas. O evento está marcado para acontecer próximo ao mercado público ás 7hs da manhã.

Nenhum comentário: