sábado, 5 de fevereiro de 2011

FBI lança serviço de busca de dados sobre crimes

FBI lança uma espécie de Google para informações sobre criminosos. Fonte da imagem: Divulgação / FBI

Fonte da imagem: Divulgação / FBI

A polícia federal dos Estados Unidos, FBI, afirmou que em breve será liberado o N-DEx, um sistema de busca de dados sobre criminosos e crimes que poderá ser usado de forma ampla por agentes policiais e judiciários de todo o país. O sistema foi desenvolvido pelo próprio FBI, em parceria com a empresa Raytheon.

A ideia é exatamente igual à de um motor de busca como o Google. Assim, investigadores poderão buscar por diversos tipos de dados (como modelos de veículos, tatuagens, nomes, áreas de atuação de criminosos etc.) para conectar com outros pontos e, desta forma, intensificar o combate ao crime.

O nome, N-DEx, é a contração de “Law Enforcement National Data Exchange” ou, em português, Intercâmbio Nacional de Dados para a Aplicação da Lei. O título da nova ferramenta traduz perfeitamente a função que terá na captação e distribuição de dados referentes à criminalidade nos Estados Unidos.

Integrados em torno desta ferramenta estarão mais de 18 mil órgãos de combate ao crime, e na ocasião de seu lançamento, a N-DEx suportará 200 milhões de registros. Com novos incrementos que devem ser feitos no futuro, o sistema deverá ser capaz de armazenar até 2 bilhões de entradas.

Nenhum comentário: