terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Defesa Civil constata erosão na parede externa do açude

Pataxó e Barragem, além de problema no pilar da ponte

A Defesa Civil do Governo do Estado apresentou na tarde desta segunda-feira, 31, o primeiro relatório das áreas afetadas e áreas de risco em seis municípios atingidos pelas fortes chuvas deste ano.

No período de 19 a 26 de janeiro representantes da Comissão de Defesa Civil - CODEC, composta pela Secretaria de Justiça e Cidadania - SEJUC e Corpo de Bombeiros visitaram seis municípios que apresentam áreas de risco: Assu, Jucurutu, Ipanguaçu, Apodi, Tangará e São Paulo do Potengi.

No município de Ipanguaçu, a Defesa Civil constatou erosão na parede externa da barragem do Pataxó, defeito nas comportas, impossibilitando sua abertura para dar vazão às águas e elevado nível das águas.

Em Assu foi constatado erosão na parede externa da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o que mostra a falta de manutenção, riscos de inundação e isolamento nos bairros Lagoinhas e comunidades de Linda Flor, Santo Antonio, Martins, Estevão e Ilha Forte, favela Belo Horizonte.

A Defesa Civil também constatou risco de inundação em cidades que margeiam o rio Piranhas, como Carnaubais, Pendências, Itajá, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Macau e Porto do Mangue.

A Defesa Civil está fazendo notificações para correção dos problemas. Exemplo é o caso da ponte Felipe Guerra, no município de Assu, que apresenta problema no pilar 14 e em Jucurutu onde há problemas no sistema de bombas para evitar que as águas cheguem às residências e onde as comportas não funcionavam.

"O DNIT foi notificado pelo Governo do Estado e determinou providências para sanar o problema", informa Thiago Cortez, acrescentando que o DNOCS também está sendo notificado. "Precisamos da atuação de todos, num trabalho conjunto e sequenciado para evitar dificuldades maiores à população", reforçou.

Nenhum comentário: