segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RN e CE desenvolvem projeto piloto de recursos hídricos nos aqüíferos Jandaíra e Açu

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é um dos órgãos integrantes da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Hídricos Subterrâneos dos aqüíferos da Chapada do Apodi. O projeto do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional), financiado através de recursos do Banco Mundial, é considerado experiência piloto por envolver dois Estados que compartilham águas subterrâneas, presentes tanto em solo potiguar como cearense. O objetivo do estudo é conhecer as potencialidades dos aquíferos Jandaíra e Açu, avaliando como estão as reservas, gerando uma resposta de gestão sustentável para estas áreas onde existem águas subterrâneas.

Foi contratado o consórcio das empresas Progetec/Techne, que está produzindo relatórios parciais de Avaliação dos Recursos Hídricos Subterrâneos e Proposição para o Modelo de Gestão Compartilhada para estes aqüíferos existentes na Chapada do Apodi. Está previsto no novo modelo de gestão, a outorga e cobrança pelo uso da água. Em março de 2010, deverá sair o resultado dos estudos, que serão avaliados pelos dois Estados. Depois da avaliação e possíveis mudanças, o Rio Grande do Norte e o Ceará assinarão marco regulatório para a gestão sustentável destes aqüíferos.

Atualmente está sendo feito o mapeamento geológico, a avaliação dos recursos hídricos subterrâneos, os estudos geofísicos e hidroquímica (qualidade da água). O estudo é bastante minucioso. O Jandaíra e o Açu são áreas muito importantes para os dois Estados. O aquífero Açu abastece no Rio Grande do Norte, através de poços, parte de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix-sept Rosado. Já o aqüífero Jandaíra, tem suas águas utilizadas para irrigação, tendo como carro-chefe a fruticultura, principalmente no município de Baraúna, no Rio Grande do Norte, mas também é usado com fins comerciais em plantios de frutas nas cidades cearenses de Limoeiro do Norte, Russas e Quixerê.

Nenhum comentário: