segunda-feira, 9 de março de 2009

Pouca chuva reduz lâmina dágua nas sangrias

Desde a última quinta-feira as chuvas se resumiram a precipitações isoladas nas diversas regiões do estado. Com isso, houve a arrefecimento da sangria dos açudes que já atingiram sua capacidade máxima.

Alívio para alguns municípios. Em ipanguaçu, o açude Pataxó já quase não sangra. Há cinco dias a lâmina era de 20 centímetros. No Mendubim, o sangradouro está sendo lavado com apenas um “dedinho” de água.

Contudo, fora a preocupação com as enchentes, o resto é só alegria. Na regiões mais altas, nos taboleiros, onde não existe ameaça de inundações, os agricultores já estão plantando e espera colher boa safra.
A boa distribuição das chuvas ao longo da quadra chuvosa nos próximos três meses é fundamental para a colheita. Caso o inverno se concentre em um mês específico, os prejuízos serão "garantidos".

Daqui pra frente é aguardar pra ver a intensidade das chuvas. Temendo o pior, os municípios já constituíram suas comissões de Defesa Civil que esta semana recebeu capacitação para entrar em ação e ajudar a população em caso de emergências.

Segundo a Emparn este ano a média de chuvas será igual ou maior do que 2008.

É bom ficar de olho no céu, afinal o inverno está apenas começando!

Nenhum comentário: