segunda-feira, 9 de março de 2009

Comitê do Piranhas-Açu, um rio de solidariedade

Em novembro de 2006 o presidente Lula instituiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu. Mas foi um pouco antes, no ano de 2003, que o embrião começou a ser formado. Justamente em Carnaubais se encontraram autoridades do RN e da Paraíba, onde o rio Nasce.
Ao final do encontro foi elaborada a “Carta de Carnaubais”, defendendo várias medidas, entre elas a transposição do Rio São Francisco. A carta foi encaminhada para o presidente Lula e outras autoridades envolvidas no tema.
Naquele dia histórico (28/05/2003) buscou-se a concepção de instrumentos de gestão dos recursos hídricos. Nascia (ou renascia) então o movimento pró-comitê.
Na época, preocupado com a qualidade da água e o melhor aproveitamento de nossos recursos hídricos, o prefeito Luizinho fez uma mobilização social para chamar a atenção de todos para tal fato.

Poluição, assoreamento e a degradação ciliar são os principais problemas persistem em toda a extensão do manancial que desde os primórdios da ocupação portuguesa vem sendo agredido.

No momento o CBH-Piranhas-Açu se encontra em sua fase inicial de instalação. Em 2007 foi criada a diretoria provisória que criou um Grupo de Apoio, formado por representantes do Poder Público, Usuários e Sociedade Civil, com objetivo de prestar suporte operacional ao processo.

De lá pra cá varias reuniões e oficinas de planejamento já ocorreram na qual se delineou varias estratégias a ser seguidas. O Grupo de Apoio tem se reunido periodicamente.

AGENDA
No próximo dia 20 acontece mais uma reunião. Será na Câmara Municipal de Assú, as 9 horas. O objetivo é promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia.
Prefeitos e demais autoridades foram convocados para se integrar ao movimento. Esta será um palco privilegiado para se tratar da persecução do difícil desenvolvimento sustentável do vale do Açu.
A Bacia abrange, completa ou parcialmente, 147 municípios sendo 102 na Paraíba e 45 no Rio Grande do Norte.
SITE
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu) possui sítio na internet. Acesse: www.piranhasacu.cbh.gov.br.

Nenhum comentário: