segunda-feira, 23 de março de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE IPANGUAÇÚ PARTICIPA DO REGISTRANDO







O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ipanguaçú Tunefis da Silva Moraes (PRB) participou na tarde de hoje, sábado 21/03, do programa Registrando, produzido e apresentado pelo radialista Regis de Souza, ocasião em que fez uma explanação dos exatos oitenta dias de sua administração.
Disse estar trabalhando em sintonia com o prefeito, enumerou algumas ações realizadas pelo prefeito Leonardo e que considera importantes, tais como a melhoria nas escolas municipais, melhora e ampliação da saúde, limpeza do rio Pataxó e a recuperação das estradas vicinais, dentre outras.
Ao finalizar sua fala afirmou que sua administração será transparente e igualitária, “celebramos contrato com esse programa para que os vereadores tenham, independente de partido e ou sentimento político, a oportunidade de vir a público prestar conta de suas ações”, afirmou Tunefis Moraes, vereador e presidente da Câmara.
Compartilharam do horário os vereadores Vaerton Bertoldo do Nascimento (PR), Jaires Azevedo dos Santos (o Gordo) do PSB e Thalita Cosme Marinho (PMDB). Cada um teve em média 7 minutos para expor suas ações e dar as razões pelas quais as defendem.
Logo após a fala do presidente quem defendeu seus pleitos e encaminhamentos foi o vereador Vaerton que, como líder do governo na Câmara, defendeu administração municipal e apontou uma série de ações importantes implementadas pelo prefeito Leonardo Oliveira, dentre outras a dedicação à saúde, a educação, a agricultura — reparando, mesmo em época de chuvas, as estradas vicinais, criação de projetos, fábrica de beneficiamento pó de carnaúba… Para finalizar prometeu colaborar com o prefeito e cobrar ações em favor do povo ipanguaçuense.
A vereadora Thalita Marinho, ainda pouco a vontade com os microfones, o que é natural, limitou-se a defender os últimos dois requerimentos apresentados na sessão de sexta-feira, 20 de março, que pedem a reforma e ampliação do cemitério Nossa Senhora de Lourdes e a pavimentação da Rua Maria da Conceição Cunha.
Por último falou o vereador Jaires dos Santos, o Gordo, o único do sistema opositor ao prefeito Leonardo Oliveira, ao avaliar a administração municipal disse ser “uma continuidade de Zé de Deus com dificuldades”. Em sua visão, os vereadores não são convidados para os eventos da prefeitura e afirma que continuará cobrando e fiscalizando os investimentos com dinheiro público.
Citou algumas melhoras, como caso da saúde pública municipal, mas disse que ainda falta fazer muito. Citou como exemplo as creches, que afirma estarem em situação de precariedade e, por isso, pretende visitá-las acompanhado do Conselho Tutelar para avaliar suas reais condições. “Na forma em que se encontram as creches municipais poderão causar trauma às crianças”, opinou.
Jáires dos Santos reclamou ainda da criação de 66 cargos comissionados e dos ofícios que não são respondidos. Concluiu dizendo “desejo que o prefeito não erre e torço para que acerte e faça o melhor pelo povo de Ipanguaçú”.

segunda-feira, 9 de março de 2009

BARRAGEM


O espetáculo vai começar na "Armando Ribeiro". Do jeito que vai não demora mais sangrar. O Pataxó já desaguou e o açude Mendubim está pela boca. E as notícias dão conta de mais chuvas nas cabeceiras dos nossos rios. O inverno que antes era só alegria nos últimos anos virou sinônimo de preocupação para agricultores, empresário e gestores públicos.

REFLEXOS
A previsão de enchente chega a provocar calafrios. No ano passada devastou a economia regional atingindo os pilares da produção deixando em dificuldades milhares de pais de famílias que perderam seus empregos. O setor público por sua vez sofre o impacto devido a drástica queda na receita em virtude da paralisação da cadeia produtiva e da indústria petrolífera.

SÚPLICA
“Oh! Deus perdoe este pobre coitado/Que de joelhos rezou um bocado / Pedindo pra chuva cair sem parar/ Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho/ Pedir pra chover, mas chover de mansinho/ Pra ver se nascia uma planta no chão”. Hino cearence cantado do grande nordestino Luiz Gonzaga.

Comitê do Piranhas-Açu, um rio de solidariedade

Em novembro de 2006 o presidente Lula instituiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu. Mas foi um pouco antes, no ano de 2003, que o embrião começou a ser formado. Justamente em Carnaubais se encontraram autoridades do RN e da Paraíba, onde o rio Nasce.
Ao final do encontro foi elaborada a “Carta de Carnaubais”, defendendo várias medidas, entre elas a transposição do Rio São Francisco. A carta foi encaminhada para o presidente Lula e outras autoridades envolvidas no tema.
Naquele dia histórico (28/05/2003) buscou-se a concepção de instrumentos de gestão dos recursos hídricos. Nascia (ou renascia) então o movimento pró-comitê.
Na época, preocupado com a qualidade da água e o melhor aproveitamento de nossos recursos hídricos, o prefeito Luizinho fez uma mobilização social para chamar a atenção de todos para tal fato.

Poluição, assoreamento e a degradação ciliar são os principais problemas persistem em toda a extensão do manancial que desde os primórdios da ocupação portuguesa vem sendo agredido.

No momento o CBH-Piranhas-Açu se encontra em sua fase inicial de instalação. Em 2007 foi criada a diretoria provisória que criou um Grupo de Apoio, formado por representantes do Poder Público, Usuários e Sociedade Civil, com objetivo de prestar suporte operacional ao processo.

De lá pra cá varias reuniões e oficinas de planejamento já ocorreram na qual se delineou varias estratégias a ser seguidas. O Grupo de Apoio tem se reunido periodicamente.

AGENDA
No próximo dia 20 acontece mais uma reunião. Será na Câmara Municipal de Assú, as 9 horas. O objetivo é promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia.
Prefeitos e demais autoridades foram convocados para se integrar ao movimento. Esta será um palco privilegiado para se tratar da persecução do difícil desenvolvimento sustentável do vale do Açu.
A Bacia abrange, completa ou parcialmente, 147 municípios sendo 102 na Paraíba e 45 no Rio Grande do Norte.
SITE
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu) possui sítio na internet. Acesse: www.piranhasacu.cbh.gov.br.

Pouca chuva reduz lâmina dágua nas sangrias

Desde a última quinta-feira as chuvas se resumiram a precipitações isoladas nas diversas regiões do estado. Com isso, houve a arrefecimento da sangria dos açudes que já atingiram sua capacidade máxima.

Alívio para alguns municípios. Em ipanguaçu, o açude Pataxó já quase não sangra. Há cinco dias a lâmina era de 20 centímetros. No Mendubim, o sangradouro está sendo lavado com apenas um “dedinho” de água.

Contudo, fora a preocupação com as enchentes, o resto é só alegria. Na regiões mais altas, nos taboleiros, onde não existe ameaça de inundações, os agricultores já estão plantando e espera colher boa safra.
A boa distribuição das chuvas ao longo da quadra chuvosa nos próximos três meses é fundamental para a colheita. Caso o inverno se concentre em um mês específico, os prejuízos serão "garantidos".

Daqui pra frente é aguardar pra ver a intensidade das chuvas. Temendo o pior, os municípios já constituíram suas comissões de Defesa Civil que esta semana recebeu capacitação para entrar em ação e ajudar a população em caso de emergências.

Segundo a Emparn este ano a média de chuvas será igual ou maior do que 2008.

É bom ficar de olho no céu, afinal o inverno está apenas começando!