sábado, 20 de novembro de 2010

Circuito Petrobras de Vela chega a Porto do Mangue


Neste final de semana de 19 a 21, a cidade de Porto do Mangue recebe a última etapa potiguar do Circuito Petrobras de Vela 2010. O evento contará com uma série de ações sociais através da realização de palestras e cursos na área de saúde, meio ambiente e geração de renda. Complementam a iniciativa, atividades educativas, apresentações culturais e competições esportivas, com destaque para as provas de regata.

A cerimônia de abertura ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 18h, na praça José Nazareno, e terá início com a palestra “Segurança na Navegação”, ministrada pela Capitania dos Portos do RN. Em seguida, haverá as apresentações dos programas de Comunicação Social da Petrobras e de Monitoramento Pesqueiro, com os resultados do desembarque pesqueiro em Porto do Mangue no ano de 2009.

Fechando a programação de abertura, será realizada a Homenagem aos Mestres do Mar. A iniciativa ocorre a cada dois anos e tem a finalidade de valorizar a tradição da pesca artesanal através do reconhecimento ao trabalho dos experientes homens do mar, exemplos de vida pela coragem, empenho e dedicação ao ofício.

No sábado, a comunidade terá a oportunidade de participar do mutirão de limpeza na praia do Rosado, uma ação para conscientizar o público local sobre a importância da preservação ambiental. Na área de saúde, serão realizadas palestras sobre câncer de pele, com orientações focadas nos cuidados para prevenção da doença.

As competições esportivas serão divididas em dois dias. Na manhã do sábado ocorrem as partidas de vôlei de praia e futebol de areia. No domingo, a partir das 8h, será realizada a prova de natação, no Rio das Conchas, e às 10h a largada das regatas, que serão divididas em cinco categorias de acordo com o tipo de embarcação utilizada pelos pescadores.

As ações do Circuito Petrobras de Vela já estiveram presentes em seis cidades neste ano: Galinhos, Icapuí (CE), Guamaré, Caiçara do Norte, Macau – Diogo Lopes e Areia Branca. Após Porto do Mangue, o evento segue em dezembro para o município cearense de Paracuru, onde encerra a temporada 2010.

Nenhum comentário: