sexta-feira, 4 de março de 2011

ROSALBA É CITADA EM MATÉRIA ENTRE OS SEIS GOVERNADORES JÁ AMEAÇADOS DE CASSAÇÃO!

Dois meses após tomarem posse, seis governadores já enfrentam processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira (03) no site Congresso em Foco, eles são acusados por partidos adversários e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de diversos crimes, como abuso de poder econômico e político, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. Todos foram acionados em recursos contra expedição de diploma (RCED), instrumento jurídico que inicia e termina sua tramitação no TSE.

A reportagem aborda que até o momento, respondem no TSE por ações supostamente cometidas nas eleições os governadores do Acre, Tião Viana (PT); do Amazonas, Omar Aziz (PMN); de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB); do Piauí, Wilson Martins (PSB); do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM); e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB). Assim como eles, também devem se defender e podem perder os mandatos seus respectivos vices.

Por conta da jurisprudência do TSE, os processos podem demorar para ir a julgamento. Governador e vice apresentarão suas defesas separadamente. Também terão direito, cada um, a indicar testemunhas para serem ouvidas. A acusação, seja partido político ou o MPE, terá a obrigação de comprovar os fatos imputados aos acusados, seja por prova material ou testemunhal.

Entre os seis, o processo mais recente é contra Anastasia. O recurso foi apresentado pelo peemedebista Hélio Costa, que perdeu a disputa para o governo local para o tucano. De acordo com a denúncia, houve abuso de poder ecônomico durante a campanha. Anastasia assumiu o cargo após a renúncia de Aécio Neves (PSDB). O então governador deixou o cargo para disputar uma das duas vagas ao Senado por Minas Gerais.

O peemedebista contesta a assinatura de 3.545 convênios com 842 municípios mineiros nos últimos dias antes de a campanha começar oficialmente. A legislação eleitoral proíbe a transferência de recursos nos três meses anteriores à eleição. A exceção é se os contratos já existiam antes do período eleitoral. Nos convênios, o governo estadual transfere recursos financeiros para serviços, obras e compras nas cidades.
“Em apenas um dia (30/06/2010), foram publicados nada menos que 681 convênios, 37% a mais do que o total de convênios publicados durante todo o mês de junho de 2009”, afirmou o peemedebista. De acordo com ele, em 2009 o valor total dos convênios atingiu R$ 54,6 milhões. No ano seguinte, aumentou 18 vezes, passando para R$ 982,1 milhões. Para Costa, o tucano anunciou um “pacote de bondades” para garantir o apoio dos prefeitos na disputa.

Defesa

O advogado de Rosalba Ciarlini, Felipe Cortez, afirmou que os processos contra a governadora correm com tranquilidade. Segundo Cortez, três ações foram movidas pela coligação da oposição contra Rosalba durante sua campanha. Estas ações foram transformadas em um Recurso Contra Expedição de Diploma, que está sendo analisado pela Justiça.

Ainda de acordo com o advogado, a primeira ação já foi julgada e considerada improcedente, favorável à governadora. Cortez diz que espera o julgamento das outras duas ações com tranquilidade, pois, segundo ele, todas as atividades realizadas por Rosalba Ciarlini durante a campanha eleitoral foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). "Esses processos são artifícios para manter os candidatos derrotados em evidência", atacou Cortez.

APÓS REVOGAÇÃO DE DECISÃO JUDICIAL, CARNAVAL EM MACAU E GUAMARÉ ESTÃO MANTIDOS!

A juíza da vara cível da comarca de Macau, Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, revogou na tarde desta quinta-feira (03) a decisão que suspendia o pagamento das bandas contratadas para o Carnaval em Guamaré e Macau. Com isso, a programação carnavalesca no município está mantida e começa nesta sexta-feira, com o show da cantora Margareth Menezes. A decisão da justiça foi confirmada pela assessoria da prefeitura da cidade.

Confira a programação do Carnaval de Guamaré:

SEXTA FEIRA(04/03)
Margareth

SÁBADO(05/03)
Marcia Freire, Inala, Garota Safada elétrica e Curtição Elétrico

DOMINGO(06/03)

Tatau, Pawlera do Brasil, Thefrois e Tribala

SEGUNDA FEIRA(07/03)
Araketu, Bonde do Maluco, Fantasmão e Bakulejo

TERÇA FEIRA(08/03)
Ricardo Chaves, Pimenta Nativa, Carimbada e Badallada